Arminianos Cearenses

Arminianos Cearenses

quarta-feira, 29 de julho de 2015

NÃO CONFUNDA SINERGISMO HERÉTICO COM SINERGISMO EVANGÉLICO


Sinergismo e monergismo são termos com muitas nuanças de significado. Ambos são conceitos teológicos essenciais nesta discussão, mas ambos se aplicam a esferas mais amplas do que o arminianismo e o calvinismo.
Sinergismo é qualquer crença teológica na livre participação humana na salvação. Suas formas heréticas na teologia cristã são pelagianismo e semipelagianismo. A primeira nega o pecado original e eleva as habilidades humanas morais e naturais para viver vidas espiritualmente completas. A última abraça uma versão modificada do pecado original, mas acredita que os humanos têm a habilidade, mesmo em seu estado caído, de iniciar a salvação ao exercer uma boa vontade para com Deus7. Quando teólogos conservadores declaram que o sinergismo é uma heresia, eles frequentemente estão se referindo a estas duas formas pelagianas de sinergismo. Contrário aos críticos confusos, o arminianismo clássico não é pelagiano e nem semipelagiano! Mas é sinergístico.
O arminianismo é o sinergismo evangélico em oposição ao sinergismo herético e humanista. O termo sinergismo será utilizado em todo este livro e o contexto deixará claro que tipo de sinergismo ele quer dizer. Quando o sinergismo arminiano for referido, estou me referindo ao sinergismo evangélico que afirma a preveniência da graça para que todo humano exerça uma boa vontade para com Deus, incluindo a simples não resistência à obra salvadora de Cristo.
7 Toda a história do pelagianismo e semipelagianismo é recontada em Rebecca Hqrden Weaver, Divine Grace and Human Agency. Macon, Ga_: Mercer University Press, 1996. Aceito o tratamento de Weaver destes conceitos porque ela é hei às fontes originais e consistente com a maioria das outras fontes contemporâneas autoritativas sobre a história e o desenvolvimento destes movimentos.

Roger Olson, Teologia Arminiana, mitos e realidades (São Paulo, Reflexão, 2013), p.24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário